Make your own free website on Tripod.com
.  

Actualizado em: 11/07/04

 

 Diário "offline" da 'Docas e do Barbas

Introdução

No passado dia 1 decidi fazer uma experiência com a 'Docas e o Barbas. Como eles davam mostras de quererem recomeçar outra criação (será a ultima da 'Docas este ano), decidi então fazer o seguinte: Irei retirar os ovos mal eles sejam postos. Serão guardados e marcados. Quero ver também quantos ovos ela porá no total. Para tal, terei que comprar ovos de plástico e ter no ninho sempre uma quantidade inferior a 6. A minha ideia será que ela continuará a por até ter esse número. Pretendo ir até um máximo de 8 ovos. Assim que os tiver todos, coloco-os ao mesmo tempo no ninho. Pretendo pois verificar se ela irá para de pôr ovos e se eles eclodirão todos ao mesmo tempo. Pretendo também avaliar o interesse em ter os nascimentos das crias todos ao mesmo tempo e verificar como os progenitores irão lidar com esta situação para a qual não estão geneticamente preparados.

06 de Julho de 2004:

Cá está o 1º ovo. Foi posto ao final da tarde. A 'Docas já quer estar no choco. Retirei o ovo e coloquei-o dentro de uma caixa. Com um lápis de carvão, coloquei uma pequena marca para indicar I. Verifico que ela não rejeitou o ninho e que está a dormir dentro dele. À falta do ovo, estou muito curioso para ver o que se irá passar amanhã. Será que ela porá já outro ovo ou espera pelo intervalo normal de 2 dias? Eles têm vitaminas à disposição e muita comida. Também osso de choco para o cálcio. Ela vai precisar. Alface nem vê-la.

 
07 de Julho de 2004:
 

Continua o namoro e quase de certeza que ela irá pôr outro ovo hoje. Não sai do ninho. Neste momento namorisca com o Barbas à saída do ninho. Ele está desejoso de a ver cá fora para copular. Hoje de manhã já os apanhei nessas andanças. A zona do ventre da 'Docas apresenta o inchaço característico de postura próxima. Lá para as 4/5 da tarde deverá então pôr o 2º ovo... E o tempo que não passa. Entretanto, já comprei os ovos de plástico. Irei precisar deles mais tarde.

 

Este site foi actualizado pelo última vez em 11/07/04