Make your own free website on Tripod.com
 Diário fotográfico das crias da Gina e do Barbas
 

Número de visitantes: Hit Counter

 

Actualizado em: 31/08/04

     
Chamo à atenção para o facto de que as diferentes perspectivas das fotos dão por vezes, ideias diferentes do tamanho/desenvolvimento da cria na foto. Tendo em conta este facto, cá vai então o registo diário das crias da Gina e do Barbas:
     
25 de Junho de 2004: Nascimento da cria no.1

Cria no.1 com 1 hora de vida

Cria no.1 com 1 dia de vida

Cria no.1 com 2 dias de vida

27 de Junho de 2004: Nascimento da cria no.2

Comentários:

Todas as 3 crias têm olhos negros. Não serão lutinos. A cria 1, com 5 dias já tem alpista no papo. As outras duas ainda são alimentadas à base de papa. Esta é de melhor digestão e melhor absorvida. Estão de óptima saúde e muito agitadas. É difícil fotografar pois não param quietas. Ontem parti um ovo com um embrião lá dentro, ao tentar lavá-lo pois estava coberto de fezes. Esta operação deve ser feita com água tépida.

Cria no.2 com 2 horas de vida

30 de Junho de 2004:

Cria no.1 com 5 dias de vida.

Cria no.2 com 3 dias de vida.

Cria no.3 com 1 dia de vida.

1 de Julho de 2004:

Comentários: Reparem nos papos bem cheios. Nem sei como não rebentam. E os olhos ... bem negros. Nem uma Lutina. A cria no.1 um já se tem de pé. Piam que se fartam. Um bom sinal de vitalidade.

 

Cria no.1 com 6 dias de vida.

Cria no.2 com 4 dias de vida.

Cria no.3 com 2 dias de vida.

02 de Julho de 2004

Cria no.1 com 7 dias de vida.

Cria no.2 com 5 dias de vida.

Cria no.3 com 3 dias de vida. Reparem no meu papo bem cheio.

Comentários:

A cria no.2 já abriu os olhos. A no.1 já apresenta plumagem no dorso. Mas, a sua cor será primeiro revelada pela plumagem das asas. Já estão super agitadas e é muito difícil tirar fotos pois não param quietas. Os ovos, estão apenas a fazer companhia pois a Gina já não está no choco. O tamanho das crias já a dificulta muito para estar em cima deles todos. Esta ninhada seria de 4 crias, se eu não tivesse partido o 4º ovo.

03 de Julho de 2004

Que surpresa ... nasceu a 4ª cria.

Cria no.1 com 8 dias de vida.

Cria no.2 com 6 dias de vida.

Comentários:

As fotos estão péssimas pois foram feitas já sem luz solar, às 20h30m. Como já se viu, nasceu a 4ª cria, de olhos escuros. Também não é lutina. Que estranho. Terei que reavaliar as origens genéticas do Barbas, depois de ver as cores da plumagem que as crias irão tomar.

Cria no.3 com 4 dias de vida.

Cria no.4 com 4 horas de vida

05 de Julho de 2004

As 4 crias - Tudo bem.

A cria 1 com 10 dias.

A cria 2 com 8 dias.

Comentários:

Cá estão elas óptimas e de saúde. Acrescento que nas lavagens dos ovos, parti o ultimo. Não é que estava cheio. Que desespero. Esta criação teria dado 6 crias pois todos os 6 ovos estavam galados. A cria 1, com os seus 10 dias, já mostra a cor que terá: Será verde. A cria 2 também...

A cria 3 com 6 dias.

Cria no.4 com 2 dias de vida

08 de Julho de 2004

Comentários:

Cá está a passarada. Que trabalhão que tem dado manter o ninho limpo. Mais, manter a cria 4 limpa. Os big-brothers fazem bostas grandes e ela ... nada nelas. Enquanto não for maiorzinha, terei que cuidar eu do seu asseio. Hoje foi dia de, usando água tépida, limpar o excremento nela. Tinha na cabeça, no peito, no dorso. Enfim, estava coberta dele. O papo está cheio e isso é o que importa.

Creio que a cria 2 será azul. Anteriormente pensava que seria verde. A cria 1 é verde de certeza.

Para 5 dias de vida, a cria 4 está claramente pouco desenvolvida. Tal deve-se ao facto de não ter sido bem alimentada nos primeiros dias de vida. Penso que essa fase estará acabada e que o desenvolvimento dela será normal daqui por diante.

Cria1: 13 dias, Cria 2: 11 dias, Cria 3: 9 dias, Cria 4: 5 dias.

09 de Julho de 2004

Cria no.1 com 14 dias de vida.

Cria no.2 com 12 dias de vida.

Cria no.3 com 10 dias de vida.

Comentários:

As crias 1, 2 e 3 estão. óptimas. Estive a limpar as unhas delas pois estavam cheias de excremento e acho que poderiam magoar a mais pequena. Por falar nela ... coitadinha. Já tem 6 dias e parece ter 2. Está sempre muito mal alimentada daí não se desenvolver correctamente. Hoje tive que lhe dar um suplemento de vitaminas. Se olhar-mos para as fotos das outras crias com esta idade ... que dizer. Ela já devia ter os olhos abertos há já dois dias. Por este andar, nem sei se sobreviverá. Ela pia muito mas, se não fosse a minha atenção constante: limpar o excremento no corpo e alimentar de vez em quando, já teria desistido de viver. Olhando para as fotos das outras crias, com 6 dias de idade e para os seus papos, concluo que ela está apenas a 25% da capacidade. Precisava de comer 4 vezes mais.

Cria no.4 com 6 dias de vida.

11 de Julho de 2004

Cria no.1 com 16 dias de vida.

Cria no.2 com 14 dias de vida.

Cria no.3 com 12 dias de vida.

Comentários:

Ontem morreu a cria 4. Claro que, recusando-se a crescer, não iria muito longe. Até já tinha nome para ela: Peter Pan. Apesar de a Gina a ir sempre alimentando, fazia-o cada vez menos devido às solicitações das crias mais velhas serem sempre mais atendidas. Quanto às crias que cá ficam, já têm as cores bem definidas. Verde para a 1 e azul para a 2 e 3. Espero que sejam machos pois de momento, em 18 aves, tenho só 4 machos e 1 dele é o Peace. Será que este conta para os machos. Nããã, ainda por cima acho que tem a doença da muda francesa. Acho que nunca copulará com uma fêmea.

16 de Julho de 2004

Comentários:

A cria 1 é mesmo verde. Cá está ela com 21 dias de vida. Já demonstra interesse pelo exterior do ninho e já espreita pela abertura. Está limpinha. Hoje retirei o excremento das patas delas e troquei e ninho.

Comentários:

Na esquerda a cria 2 com 19 dias e na direita a cria 3 com 17. Bem, eu pensava que eram ambos azuis ... Agora, direi que têm castanho nas asas. Serão canelas? Se forem canelas vou cruzá-los com os albinos que cá tenho ... EHEHEHE. Ainda me aparece um Lacewing para o ano.

   
 

19 de Julho de 2004

 
   

Comentários:

Estas são 3 fotos da cria 2 com 20 dias. Estou pasmado. Continuo sem saber que raio de cor é que ela vai ter. Parece cinzento mas, de acordo com o Paulo BRO, não pode ser. A cor cinzento é um factor que tem que ser visível e quando visível, é dominante. Sendo o genótipo do pai Azul, não será/seria possível a cria ser cinzenta. Entretanto, acrescento que a cria 3 será/é azul canela. Já é visível a sua cor. E as asas: castanhos com ondulações brancas. Isto não conheço mesmo. Já agora, a cabeça ... castanha com tracinhos brancos também. O pormenor da cor das asas é fácil de esclarecer, recorrendo a uma foto no livro "O Novo Guia dos Periquitos" na página 129. Aí, está um exemplar Canela-Azul Celeste- Opalino. A matriz de cores é semelhante. Resta esclarecer a cor do peito que parece ser impossível: Cinzenta. Terei que esperar mais uns dias para esclarecer isto. Na página 130 do mesmo livro aparece uma foto de um Canela Cinzento ...

 

24 de Julho de 2004

 
 

A cria 1 com 29 dias, mostrando o seu ar de fêmea verde canela. Esta será para as trocas da Irmandade. Já devia estar fora do ninho à muito. Já o coloquei fora do ninho mas, volta para lá.

 
 

A cria 2 com 27 dias. Também é uma preguiçosa e já devia estar fora do ninho. Mas, ainda estarão por lá mais uma semanita. Já mostra bem a sua cor Cinzenta Canela. Também é fêmea. Está desfeito este mistério genético. A mãe é a culpada pois trata-se duma Cinzenta Lutina.

     

A cria 3 com 25 dias de vida. Também já mostra a sua cor Azul Celeste Canela. Para variar, mais uma fêmea para a colecção.

     

02 de Agosto de 2004

     

Comentários:

Encerro este diário fotográfico com duas fotos dos meus periquitos "cagalhotinos". Na esquerda das fotos a cria 3 (34 dias)e à direita a cria 2 (36 dias). Claro que já passam muito tempo fora do ninho. A cria 1 já está, desde ontem, na parte superior do viveiro grande, junto com o resto da malta. Está óptima, assim como os manos.

Encerro assim mais um diário que me deu imenso prazer fazer. A ligação que tenho com estas aves tornou-se muito grande e, aprendi muito de genética com elas, especialmente devido à cria 2 e à sua côr cinzenta. Para o ano, espero que dêm umas excelentes mães e criem muitos periquitos "cagalhoutinos".

P.S.: Na galeria de fotos, publicarei as outras fotos que fiz hoje.

Home | Neophemas | Contacte-me | Aves Disponíveis | Links | Técnicas de Criação | Periquito Australiano | Diários | Inventário | Galeria de Fotos | Gaiolas Bricolage | Abrigo de Jardim

Este site foi actualizado pelo última vez em 02/08/04